OS FABRICANTES DO “OURO VERDE”

Já tivemos oportunidade de conhecer um pouco sobre as características construtivas dos carros do “Ouro Verde”. Mas quem são seus fabricantes?
Esta história começa no século XIX na cidade polonesa Wrocław (em alemão, Breslau), situada na Baixa Silésia, na época conhecida por abrigar indústrias dedicadas a fabricação de selas e construção de carruagens, entre elas a dos irmãos Linke.
 Em 1839, a Linke recebeu sua primeira encomenda de vagões. Seriam 100 unidades para a empresa que estava construindo a Ferrovia da Alta Silésia – Oberschlesiche Eisenbahn – que ligaria as capitais da Baixa e Alta Silésia. Há relatos de que esta parceria começou com um pedido de 1.000 carrinhos de mão, necessários à construção de um aterro para uma linha férrea em Wrocław.
 A partir daí a fábrica se desenvolveu rapidamente, acompanhando o crescimento da indústria ferroviária, chegando a produzir suas primeiras locomotivas em 1861. Dez anos depois foi vendida para a Breslauer AG fuer Eisenbahn-Wagenbau.

Uma grande concorrente local foi a indústria da família Hofmann, fabricante de carros de passageiros, vagões e bondes elétricos que, no auge de sua produtividade, em 1908, chegou a ter 1.000 funcionários. A disputa acirrada de mercado levou as duas empresas a iniciarem tratativas para fusão, fato ocorrido em 1912 quando ambas começaram a operar com o nome de Linke-Hofmann-Werke AG., na época uma das maiores fabricantes de locomotivas da Europa.

A empresa continuou a se desenvolver e entrou em fusão com diversas fábricas, não apenas na Baixa Silésia. Entre elas, a alemã Busch que, também, tem sua origem cravada em meados do século XIX.

A WCF Busch foi fundada em Hamburgo no ano de 1861. Em 1897, passou a operar com o nome de Wagenbauanstalt und Waggonfabrik no ramo de fabricação de bondes e locomotivas elétricas, após fusão com a Melzer & Co. Até 1901 ambas as fábricas produziam principalmente bondes elétricos.

Locomotiva de bitola de 0,60 m fabricada pela Linke-Hofmann-Werke em 1927 para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, vista na fábrica de Breslau sobre um vagão plataforma, tipo rebaixada, pronta para seguir viagem até o porto.
(Arquivo DNIT SRE-SP
)

Depois de um período ruim deste segmento, a empresa agregou em seu portfólio a construção de veículos de bitola estreita e bitola padrão para o transporte de cargas e passageiros. Na época, havia apenas uma empresa privada neste segmento, além das oficinas de construção de vagões das ferrovias estatais em Chemnitz e Leipzig, que sozinha não poderia atender à demanda crescente.

Em 1902, a empresa construía seu o primeiro carro de passageiros equipado com truques em Bautzen, fornecido à Königlich Sächsische Sts. Eisenbahn. No ano seguinte mudou o nome para Waggon und Maschinenfabrik Aktien-Gesellschaft vorm Busch e, em 1904, entregava o primeiro carro de passageiros concebido para trem expresso da Alemanha. Em 1928, pouco depois da venda de 97 carros de madeira para a Sorocabana, a empresa se fundiu com a fabricante de vagões Werdau e a Hofmann Werke AG. Como resultado, a nova empresa foi denominada Linke-Hofmann-Busch-Werke AG.

Passados quase 20 anos, as fábricas em Breslau e Bautzen foram perdidas durante a II Guerra Mundial, e a empresa teve que recomeçar em outros três locais: na Polônia, na Alemanha Oriental e em Salzgitter, na Alemanha Ocidental.
Em 1994, a GEC Alstom adquiriu 51% das ações, culminando na extinção do nome Linke-Hofmann-Busch em 2009, depois de 170 anos de atividades, quando se tornou Alstom Transport Germany GmbH.

Medidas das placas de identificação dos fabricantes, colocadas nos carros do “Ouro Verde”.
(Arquivo DNIT SRE-SP)