A preservação do “Ouro Verde” é de grande relevância para a memória ferroviária paulista e brasileira.
Assegurar sua salvaguarda garante às futuras gerações a vivência e o conhecimento de um símbolo do serviço ferroviário de passageiros da Estrada de Ferro Sorocabana, fundamental para o estabelecimento e desenvolvimento das relações socioeconômicas dos Estados de São Paulo e da Região Sul entre o final do século XIX e meados do XX, que estava ameaçado de desaparecer.
Não obstante, representa o saber de uma época, traduzido na técnica empregada em sua construção, que influenciou a fabricação de outros equipamentos ferroviários que também fizeram história no Brasil.
Primeira Tentativa
O primeiro projeto elaborado foi desenvolvido em 2017. Na época seriam executados o resgate e o restauro completo de apenas um veículo, o carro QC 4429, para depois, mediante êxito do primeiro intento, serem lançados novos projetos similares, um para cada unidade entre os quatro ainda a serem preservados.
O alto custo e o prazo extenso para execução do que se pretendia, somado ao estado avançado e crescente de deterioração dos carros, levou o MPF-Sorocabana a desistir do projeto e partir para um novo escopo, de concepção mais abrangente.
O desafio era resgatar os cinco carros de passageiros de uma só vez a um custo factível dentro de um projeto de lei de incentivo!
Situação dos carros antes do resgate:

1 – QC 4460 (EF 202) no pátio de Eng. Acrísio, em Mairinque. (foto: Rafael Prudente Corrêa, 03/2020)

2 – QC 4482 (B 202) no pátio de Pirambóia, em Anhembi. (foto: Eric Mantuan, 06/2021)

3 – QC 4429 (C 206) no pátio de Botucatu. (foto: Eric Mantuan, 05/2020)

4 – Interior do QC 4404 (BDL 202) no pátio de Botucatu. (foto: Rafael Prudente Corrêa, 05/2020)

5 – QC 4448 (R 201) no pátio de Ribeirão Preto. (foto: Rubens Ueda, 08/2011)
O projeto “EFS Ouro Verde – 80 anos”
Buscando uma solução para alcançar este objetivo, aproveitando a data marcante que se aproximava, o 80º aniversário do primeiro trem de aço da Sorocabana, surgiu o projeto “EFS Ouro Verde – 80 anos”, propondo o resgate dos cinco carros almejados para, inicialmente, abrigar uma exposição contando sua história, deixando o restauro para um segundo momento.
Em meados de 2019 o projeto foi contemplado pelo Proac-ICMS, cabendo ao MPF-Sorocabana a missão de conseguir o capital necessário. Em fins de 2020, já instaurado o quadro pandêmico do Covid-19, esta missão estava cumprida. Era hora de iniciar os trabalhos de resgate e montagem da exposição.
Em meio à situação difícil causada pela pandemia, os primeiros resgates se deram somente em junho de 2021, quando os carros QC 4460 e 4482 foram embarcados para seguir à Sorocaba. Em setembro do mesmo ano os outros três veículos já se encontravam no pátio da estação Paula Souza.
A inauguração da exposição que você acabou de visitar marcou o fim de um ciclo vitorioso. O desafio lançado em 2018 foi alcançado e os cinco carros do “Ouro Verde” estão salvos.
Mas a missão do MPF-Sorocabana não para por aí!
Carregamento do carro QC 4482 no pátio de Pirambóia, em 24 de junho de 2021:

6 – Trator rebocando o carro sobre a linha coberta de terra até o ponto de embarque.

7 – Início do procedimento de içamento. Para cada carro resgatado foi necessário o uso de dois guindastes, tanto no embarque quanto no desembarque.
(fotos: Eric Mantuan)
Chegando em Sorocaba:

8 – Desembarque do QC 4460, o primeiro a chegar, na passagem em nível da Rua Mantiqueira, em 25 de junho de 2021.

9 – O carro QC 4404 embarcado, aguardando partida para Sorocaba no pátio de Botucatu em 02 de setembro de 2021.

10 – Içamento do carro QC 4448, último a chegar, em 04 de setembro de 2021. A Rua Mantiqueira foi ponto de desembarque de todos os veículos devido a facilidade de acesso dos caminhões e guindastes. (fotos: Eric Mantuan)
Uma locomotiva para o Ouro Verde
Além da restauração dos carros será necessário trazer outra locomotiva a vapor para tracionar o trem completo, não apenas devido ao peso da composição, além da capacidade da locomotiva nº 58, mas buscando preservar mais um bem de relevante valor histórico que, também, fez parte da história do “Ouro Verde”.

Situação da locomotiva nº 210 em 2016. (foto: Eric Mantuan)
Com este objetivo, o MPF-Sorocabana obteve junto ao DNIT a doação da locomotiva “Mikado” nº 210 que se encontra exposta em frente ao edifício principal das oficinas, aqui em Sorocaba.
Trata-se de uma locomotiva fabricada nos Estados Unidos em 1920 pela American Locomotive Co. – ALCO, que trabalhou nas linhas da Sorocabana até meados dos anos de 1960, quando foi alugada para a Estrada de Ferro Elétrica Votorantim – EFEV. Até 1971 prestou serviços aqui, entre a estação Paula Souza e Votorantim, puxando trens de carga.

A locomotiva nº 210 a serviço da EFEV, cruzando a antiga ponte sobre o Rio Sorocaba. (foto: Paulo Modé, 1969)
O resgate dos carros foi a primeira etapa da jornada. Para que o “Ouro Verde” possa voltar circular tal como chegou na Sorocabana, há 84 anos, ainda há muito para fazer!
Serão ao menos mais duas etapas, antes que as primeiras unidades estejam prontas para integrar o “Trem dos Operários”. Até que isso aconteça, medidas para conter o avanço da degradação foram tomadas antes da inauguração desta exposição. Para tal, cada unidade resgatada passou por um processo de estabilização de corrosão da estrutura metálica e de vedação dos vãos das paredes laterais e do teto, de forma a impedir o apodrecimento pela água da chuva e possíveis invasões.
Os próximos passos serão: o resgate da locomotiva nº 210 e a elaboração do projeto de restauro de cada veículo, para que se saibam os custos e o quanto será necessário arrecadar. Para este fim, o MPF-Sorocabana apresentará, ainda este ano, um novo projeto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa para enquadramento no Proac-ICMS. Assim como aconteceu na primeira etapa, o incentivo fiscal será primordial para se obter os patrocínios necessários à execução da segunda.
Depois de concluída, seguiremos para a última etapa: o restauro de todos os veículos salvos!
Reconstrução gráfica dos carros de passageiros depois de restaurados
