AS VIAGENS INAUGURAIS

Em fins de julho de 1938 todos os carros adquiridos para compor o “Ouro Verde” já se encontravam em solo brasileiro.

Para entrar em serviço era indispensável a realização de testes, a execução dos ajustes que se mostrassem necessários e a organização dos novos horários dos trens de passageiros para acomodar a nova composição.

No início de outubro já estavam prontos para o tráfego os carros de 1ª e 2ª Classe e os Dormitórios e Dormitórios-Salão.

Com grande festividade correu no dia 12 de outubro a composição inaugural até Sorocaba, partindo às 07h45 da estação São Paulo, atual Júlio Prestes, edifício cuja inauguração se daria três dias depois. A bordo, seguiu a comitiva do então Interventor Federal, Dr. Adhemar de Barros, acompanhada de diretores e funcionários do alto escalão da Sorocabana e de autoridades municipais de Cotia e São Roque.

Acima, publicação da Revista Nossa Estrada, edição de novembro de 1938, sobre a viagem inaugural do “Ouro Verde” e a inauguração da estação Júlio Prestes.

À esquerda, a composição inaugural do trem “Ouro Verde” na plataforma da estação de Sorocaba em foto publicada na mesma edição.
(Acervo Museu da Estrada de Ferro Sorocabana)

Edição de 17 de novembro de 1938. (Arquivo Nacional)

Finalizado os testes e ajustes dos carros Restaurante e Correio-Bagagem e, elaborada a nova grade horária dos trens da Sorocabana, o “Ouro Verde” estava pronto para ser entregue ao tráfego comercial.

A entrega foi marcada para o dia 15 de novembro de 1938 com partida simultânea das duas composições, de São Paulo e de Assis. Dois dias antes, o trem que partiria do interior seguiu da capital para Assis em viagem especial levando a diretoria da Estrada e membros do Executivo paulista para a solenidade em comemoração à abertura do serviço ao público.

Com ampla cobertura da imprensa deu-se na data marcada, às 18h00 de São Paulo e às 16h00 de Assis, a primeira viagem comercial do Trem “Ouro Verde”!

Folha da Manhã, 17 de novembro de 1938.
(Acervo Folha de São Paulo)